18 July 2008

O Chiado no seu Esplendor...

Hora de almoço, final de Abril, turistas e transeuntes apressados cruzam-se em pleno Chiado, debaixo de um sol brilhante de um belo dia de Primavera lisboeta. À entrada daquela choldra conhecida como A Brasileira do Chiado, demoro-me a passar os olhos pelos títulos das revistas. A meio do escaparate, um título teimoso não se quer deixar ler e puxo um pouco a revista para cima... Numa milisegundo vejo a porta da tabacaria ali existente a abrir-se e sair de lá um ogre de sexo feminino, com um ar mal disposto, mas mesmo mal disposto. Imediatamente largo o que estava a fazer e desfaço-me em desculpas. Pelos vistos estava a conseguir desartilhar um intrincado esquema anti-roubo de revistas, de uma sofisticação que não consegui alcançar...
-Desculpe lá, desculpe lá, estava só a ver se conseguia ler os títulos, tem razão, tem razão...
Na impossibilidade de continuar a ver o que é que se passava no panorama revistal, vejo o Público perto do balcão e decido passar os olhos na 1º página, com todos os cuidados para não tocar no jornal nem sequer com um fio de cabelo, não fosse irar novamente o ogre da tabacaria.
Sempre afastada do precioso jornal, viro-me de modo a ser possível ler e dobro-me um pouco. O que eu fui fazer... O ogre salta novamente impante da tabacaria, mexendo rapidamente as suas adiposidades na minha direcção. Naquela fracção de segundo tudo me passou pela cabeça, ao ver aquele lutador de sumo a vir na minha direcção pelo canto do olho. Nisto, com a sua mão sapuda vira o jornal ao contrário, enquanto eu me desfazia novamente em desculpas e exclama a alto e bom som:
- Gosto pouco que me virem o cú!!!!
Felizmente os turistas e as pessoas que estavam ali ao lado não se aperceberam da situação, que aconteceu num dos, senão "0", cafés mais famosos de Lisboa.
Quando forem à Brasileira comprar tabaco, jornais ou revistas, dêem o dinheiro ao ogre que vos atender de longe, não vá apetecer-lhe petiscar uma mãozinha...

2 comments:

um parvo qualquer said...

se com o jornais te surpreendes, hás-de tentar sentar-te na esplanada e pedir um café. "só um café??! veja lá, se pedir um copo de água não paga mais por isso.." também era melhor, o café é 1,5€.

xolitos said...

Pois, mas isso é assim em todos os grandes estabelecimentos lisboetas, pelo menos os que conheço. Os empregados são sempre umas bestas!! Deve ser um pré-requisito. Como é que será a entrevista de emprego?

Até dizeres "choldra" parecia que te tinhas enganado no "cambada" e ias escrever uma coisa fofinha. Podias ter intitulado o post de "o Shreck da Brasileira"