11 May 2008

citizen shop

fui à loja do cidadão dos restauradores no sábado de manhã renovar a carta de condução.

hora de entrada: 11h15

hora de saída: 14h25

(obs. fiz uma tentativa nas laranjeiras, mas como havia fila para estacionar o carro, como todos os bocados de passeio disponíveis estavam ocupados por carros estacionados alarvemente e como, num relance vi um congestionamento de people à porta da dita loja das laranjeiras, achei por bem ir para os restauradores: pelo menos estava no centro com mais possibilidades de distracção nas redondezas).

o ambiente multiétnico, providenciado pelo balcão do governo civil, proporcionou uma espera animada. reparei que as pessoas que lá estavam como eu, talvez por medo de desenvolverem varizes, circulam muito: sobem e descem escadas com uma velocidade estonteante (deve ser por inspiração da Vanessa Fernandes).

fui então finalmente atendido...

- boa tarde, venho renovar a minha carta de condução.

(entrego os papéis preenchidos e 2 fotografias e as cópias dos documentos e os originais dos documentos)

a senhora tinha uma caneta de désign: 2 bic's cristal unidas com elásticos em 2 pontos: uma de cada cor. ia alterando o bico da escrita, conforme as necessidades de cor, o que dava uma sensação de estar a escrever sem estar a tocar no papel (é uma engenheira da escrita, com certeza!). depois de alguns incidentes menores na organização dos papéis, diz-me:

- 2 fotografias, a cores, tipo passe, por favor.

- mas eu já lhe dei as fotografias!

(estavam debaixo do teclado, já...)

risinhos embaraçados... mais uns rabiscos com a multi-esferógrafica maravilhosa, fotocópias várias, carimbos/registos numa máquina estranhíssima, e de repente, carimba 1 vez uma fotocópia... carimba 2ª vez a mesma fotocópia... carimba 3ª vez a mesma fotocópia... e antes de continuar diz-me:

- sabe, isto é uma fotocópia. vou carimbar assim por aqui para perceberem que isto é uma fotocópia nossa, tá a ver?

(eu estava a ver, estava...)

continua a carimbar... eu acho que aquilo era para dar um bocadinho de cor à fotocópia, que é a preto e branco e, convenhamos, um bocadinho monocromática. os carimbos em azul, sempre dão um bocadinho de alegria à coisa. dão para distrair os olhos da bófia, no caso de ser mandado parar por aí.

quando eu guardo a fotocópia carimbada numa pasta na mala, diz-me a senhora, com "aquele" tom de voz:

- ooolhe, guarde bem, simmm? esta é a sua cartinha, não a perca, tá bem?

- concerteza.

- eu pus-lhe aqui a validade até setembro, não podemos dar mais, tá a ver? se em setembro não tiver recebido a outra carta em casa, nesta morada, venha cá que nós damos-lhe mais validade, tá beemmm?

- concerteza. e quanto tempo demorará a carta a chegar a casa, sabe dizer-me?

- sabe, isto anda um bocadinho atrasado. pode ser uns 4 meses, mas às vezes chega aos 6 ou 7 meses, depende. mas não se esqueça: esta é a sua CARTINHA. guarde-a bem, tá bem?

- concerteza.

 

 

porquê?

 

 

1 comment:

Menina said...

Deve ser porque os documentos vão andar a saltitar de repartição em repartição, levando várias carimbadelas coloridas e sendo rubricados por várias pessoas, tá a ver?