24 June 2008

Conselho aos gerentes dos restaurantes, em geral,

e ao gerente do restaurante alentejano, onde jantei ontem, em particular: não é boa ideia terem um fanhoso a servir às mesas.

- Emhhão, hãá hudo hãem? As mhigãhs eshhão boãlhinhãs? Dehehjãm mãihs vihãnod?
- … … (fiquei estática, rodando apenas os olhinhos na direcção dos meus pais, na expectativa que eles tivessem percebido o rapaz e conseguissem responder-lhe alguma coisa)
- Está tudo óptimo, obrigada, e sim pode trazer mais uma garrafa de vinho.

Atrás de mim ficava o passa-pratos para a cozinha, e de cada vez que abriam a portinhola e o rapaz dialogava com o pessoal da cozinha, eu sentia-me na Twilight Zone:

- Enhãão hão hdinha dihãdo meihãã deh rohõeds?
- Pois, tens aqui a meia de rojões com grelos.

O pior de tudo foi na parte das sobremesas. Não foi fácil perceber qual delas era a delícia de figo e a de amêndoa, e a coisa ainda ficou mais difícil de perceber depois do fanhoso tentar explicar.

Repito: não é boa ideia terem um fanhoso a servir às mesas. Mesmo que o rapaz até tenha bom aspecto, e mesmo que o desgraçado seja filho do gerente. Se a ideia de ter o restaurante for receber gente para jantar e vender refeições para fora, o fanhoso não ajuda muito o negócio.

Há coisas que só lá vão contadas com mímica. Estive vai-não-vai para fazer este post no youtube.

4 comments:

um parvo qualquer said...

Acho que não necessidade de tirar o emprego a alguém por tão pouco como seja meia de rojões esmagados entre a epiglote e o nariz. Desdramatiza, imagina que estás num país estrangeiro e não falas a língua local, na Faynhlandia, onde as massagens são mais divertidas que o costume e os deficientes têm as mesmas oportunidades de emprego.

xolitos said...

Se passarmos todos a desdramatizar é o fim do cambada de animais pá. E em relação às oportunidades de emprego para deficientes devias ver o sítio onde eu trabalho, aliás, como é que tu pensas que eu estou há tanto tempo no mesmo sítio?

Zumbi said...

Eh, pá! Por acaso, esse restaurante não fica prós lados de Alcabideche?
Aconteceu-me o mesmo. Ainda por cima o restaurante estava meio vazio e o empregado engraçou connosco. Não largou a nossa mesa! Um inferno!

xolitos said...

Não pá, eu conheço esse sítio, aí o empregado finge que é fanhoso.