06 October 2008

Sistema Nacional de Saúde (ou não)

08h00 da manhã, sala de espera do Centro de Saúde a rebentar pelas costuras, essencialmente de pessoas idosas. Retiro a minha senha, nº 61, e olho para o visor das senhas, que vai no 86; sento-me e observo o desenrolar do atendimento, a ser feito apenas uma funcionária, tentando decidir se fico ali ou se saio a correr e compro um bilhete de avião para emigrar definitivamente:

Um senhor idoso, com dificuldade para andar, dirige-se ao balcão achando que vai ter a sua consulta marcada há meses:
Ele: bom dia, é para a Drª X.
Ela: bom dia. Olhe, ela não está!
Ele: não está? eu tenho consulta marcada...ela não vem hoje?
Ela: não faço a mínima ideia!! Se quiser espere até às 10hh00 para ver se a Drª vem, mas eu, se fosse a si, desistia! Tem é que mudar de médico que eu acho que ela nunca mais cá põe os pés!
Ele: (?!)
Ela: pois é, ela está-se a preparar para ir embora! E o pior é que não há mais médicos para os doentes dela!
Ele: então acho que é melhor esperar até às 10h00 para ver se a Drª vem...

Uma senhora idosa passa pela mesma situação do anterior e vem sentar-se na cadeira ao meu lado, começando a falar para mim:
Ela: isto é uma pouca vergonha não acha?! Estes médicos fazem o que querem!!
Eu: pois...devíamos fazer mais reclamações...
Ela: para quê?! A culpa é dos políticos!!
Eu:pois...
Ela: é uma pouca vergonha...
Eu: (...)
Ela: o meu neto tem 7 anos e a cantina da escola é num contentor...agora começou as aulas e as refeições são servidas por uma empresa, os talheres e os pratos são de plástico e depois vai tudo para o lixo!!
Eu: (...)
Ela: e depois andam a dar "Magalhães" na televisão! É uma pouca vergonha! Que país é este?!


Pois não sei.

No comments: