18 March 2009

Merda

recebi uma carta da câmara municipal, impecável, com o moderno logotipo da autarquia de oeiras, muita gira. era a taxa de conservação de esgotos de 2008, já com multa, porque era suposto pagá-la em setembro do ano passado.

naturalmente não recebi nada em setembro, mas isso é culpa minha por não ter lá ido perguntar, segundo a senhora que estava lá no balcão e o que eu aceito. mea culpa, disse eu. de facto não tenho actualizado o calendário gigante que tenho a forrar a parede da sala de estar com as contas que prevejo receber, e assim não dei pela falta da dita, para tirar um dia de férias e me dirigir à câmara e perguntar se estava tudo a correr bem, se precisavam que fosse eu metê-la no marco do correio para a receber em casa. e pagá-la.

mas já agora, disse eu, aqui diz "aproveitamos para informar que se encontram mais 2 processos em curso com os números tal e tal" ao que ela me respondeu pois é, de facto encontram-se, e eu relativos a quê? e ela não sei, e eu quem é que sabe, talvez ali o segurança? e ela lá ligou para algum lado ou fingiu que ligou. prá prima, acho eu.

e encontravam-se em curso os processos relativos ao pagamento do ano de 2005 e ao 2º semestre de 2006, num total que prefazia mais de 200 euros em que 80 eram juros e custos judiciais. o chico aqui do atelier disse-me "cabrão, isso pago eu por semestre sem multa" e chegámos à conclusão que a merda dele é realmente tratada enquanto que a minha é apenas aconselhada.

entretanto ao barulho eventualmente meteu-se outra funcionária qualquer que disse "mas para isso estar em tribunal tem que ter recebido um segundo aviso em casa, filomena vamos almoçar? já é meio dia e meia!" e eu mas eu não recebi nada, e ela mas nós não temos culpa que os correios não entreguem as cartas... pois não, disse eu, mea culpa.

outro colega meu passou pela mesma situação, porque só pagou pelo cocó dele, não sabia que tinha que pagar também o da namorada que vive com ele. passados uns tempos, multa sem aviso prévio: tem metade do cocó já em relaxe. relaxe, essa bela palavra da terminologia de balconista dos serviços da câmara.

se eu também tivesse a meu cargo um departamento jurídico, alguém especializado no tratamento de burocracia, cobrança de multas, de análise dos innuendos da máquina tributária, a primeira coisa que fazia era correr a chapadão todos os departamentos envolvidos em cobranças e execuções da câmara de oeiras e metia-os a conservar os esgotos com a língua.

2 comments:

xolitos said...

esta última frase lembrou-me mousse de chocolate caseira, com uma colher de chá de Macieira

um parvo qualquer said...

um dia fazes-me uma lista dos restaurantes onde vais.