08 January 2009

30

Quando fiz 30 anos lembro-me de ter tido 2 sentimentos antagónicos.

O mais óbvio foi o peso do tempo a passar. Dos 18 aos 30 pareceram-me passar apenas 5 anos, e como diria o outro, mais 5 anos destes (agora menos) e tenho 40. Deprimente.
Mas de registar foi também a sensação ou a vontade de passar uma barreira mental, a altura em que por força do rumo da natureza eu ficasse mais maduro, menos infantil, mais respeitado, mais responsável e com mais barba. Nada disto aconteceu e o contrário tornou-se mais óbvio.

Mas aconteceu algo com que não contava. Olhei para os outros e percebi que não fui o único que não cresceu grande coisa. Descobri que a calma que aparentemente advinha da idade, a experiência, a responsabilidade, a maturidade, a hombridade, quando os havia eram apenas sintomas de um excesso de confiança, de altivez, de condescendência, de arrogância, do estarmos fartos e já não admitirmos que nos gritem ao ouvido, porque na prática as fragilidades dos seres humanos não diferem muito, e até ver, mantêm-se.
Talvez uns sejam mais optimistas que outros e isso sobressaia com a idade, mas a adolescência é para sempre, além disso tanto o optimismo como o negativismo alheios podem ser irritantes ao ponto taco de basebol, por isso nenhum deles é uma benesse.

Isto para dizer que o natal foi a merda do costume, e o meu pai ao fim de quase um ano sem me ver não só não provou nenhuma das minhas especialidades como ainda me criticou por usar roquefort. Tá velho, mas é com certeza assim desde puto.

14 comments:

xolitos said...

recebeste meias?

xolitos said...

ah! mas tá descansado que isso com a idade passa

xolitos said...

epá, mas agora fiquei fodido com a tua mensagem, eu amadureci bem, até quase ao ponto da podridão.. ok, talvez não. Mas olha, e umas especialidades novas? :)

um parvo qualquer said...

vou deixar-te mais um bocado a pensar na tua vida à frente desta gente toda.

xolitos said...

já ninguém lê esta merda pá, só nós dois

Anonymous said...

Há sempre alguém... lendo!

xolitos said...
This comment has been removed by the author.
xolitos said...

Nesse caso toma lá Jacques Brel: "il nous fallut bien du talent pour être vieux sans être adultes", que é como quem diz que é preciso talento para se ser velho sem ser adulto, mas isto talvez seja do tempo em que todos, sem excepção, eram velhos e adultos ao mesmo tempo... é claro que isto é tirado de uma canção de amor, o que pode deturpar as coisas.

Zumbi said...

É melhor pararem com a conversa das idades, senão a tadita vai entrar no ponto taco de basebol.

Eu said...

Deixa lá.
As famílias são todas a mesma merda.
E quanto à especialidade, eu também fiz uma mousse de manga e mandaram-me trazê-la de volta para casa.
O que vale é que a minha irmã nunca me desilude.

xolitos said...

oh pá... a tua irmã...

um parvo qualquer said...

a tua irmã não desilude ninguém kuka, acho que era isso que ele queria dizer.

Anonymous said...

mas sabes fazer mousse de manga?

um parvo qualquer said...

não, só sei comê-la, como a irmã da kuka.