12 November 2008

Surdas-Mudas: o regresso

Pois é, minha cambada, para quem estava com saudades das surdas-mudas do Parque das Nações… elas andam aí. Outra vez.


Eu passo a explicar. Há uns tempos, um grupo de jovens surdas-mudas passeava-se pelo Parque das Nações, de caneta e bloco A4 em punho, puxando as pessoas pelo braço à bruta enquanto batiam insistentemente com a caneta no bloco e murmuravam coisas como Oammhomahoahaoumhh, tentando cativar a atenção com o seu charme de cidadãs com necessidades especiais*. Pois bem, naturalmente, aqui a Menina foi apanhada desprevenida uma vez, e por isso leu com atenção o abaixo-assinado altamente oficial e credível que ostentavam no bloco. Tratava-se da necessidade de construir uma escola para surdos-mudos (creio que era, em particular, na zona da Expo) e o documento trazia já umas quantas assinaturas, assim como quem impregna a coisa de seriedade e alta importância. Claro que as assinaturas eram todas de pessoas com nomes dentro do género Jacinto Leite Capelo Rego, mas isso era só por acaso, não?


Onde eu quero chegar é aqui: não se deixem enganar, porque as ditas surdas-mudas, de surdas (em especial de mudas!) não têm nada. Quando chega a hora do descanso, ou a hora de almoço, é vê-las a juntarem-se todas nos bancos ou nos jardins a conversar animadamente.


A última vez que as vi andavam a alapar-se às pessoas à porta do Vasco da Gama. Fica o aviso.


* É assim que se diz? Tive dúvidas entre isto e entre “cidadãs com mobilidade reduzida” ou “cidadãs portadoras de deficiência” ou, ainda, o carinhoso “cidadãs tecla 3”.

3 comments:

Zumbi said...

Esse Jacinto não era o das facturas do CDS?

xolitos said...

Era, mais o Óscar Alhinho, o Tó Matos e mais como esses.
Maaaas... elas só querem a nossa assinatura? mais nada? são giras? Ou seja: também estão a fazer um peditório ou é mesmo só para sacar as assinaturas? E o que é que elas podem fazer com elas?

um parvo qualquer said...

Xolitos, com uma surda-muda pode fazer-se exactamente o mesmo que com outra miúda qualquer, seu Yéti discriminador das estepes.